eSocial – Chegou a hora do 3º grupo

eSocial – Chegou a hora do 3º grupo

3º grupo do cronograma de implantação do eSocial inicia sua participação. É composto por empresas do Simples Nacional, produtores rurais e organizações da sociedade civil. Também fazem parte os empregadores pessoa física. Entretanto, aqueles que empregam domésticas ficam de fora dessa etapa. 

Observe abaixo o cronograma de implantação do eSocial:

eSocial – Chegou a hora do 3º grupo

Esse grupo, de acordo com o cronograma, deverá prestar informações relativas ao cadastro e as tabelas do empregador.

 

A etapa seguinte do 3º grupo

A segunda etapa começará em abril. Por conseguinte, o 3º grupo será obrigado a enviar outras informações. Nesse momento, os empregadores passam a ser obrigados a enviar informações relativas aos trabalhadores e seus vínculos trabalhistas.

O eSocial tem como objetivo simplificar processos e garantir maior segurança jurídica. Como resultado, reduzir o tempo de entrega de diversas obrigações por apenas uma operação. Para o trabalhador, o eSocial pretende garantir a maior efetividade de direitos trabalhistas e previdenciários e maior transparência referente às informações de contratos de trabalho.

Dessa forma, empregadores do 3º grupo podem trazer seus colaboradores para o eSocial e integrá-los aos mais de 24 milhões de trabalhadores já registrados no sistema. Acesse o portal do eSocial e saiba mais.

Fonte: Receita Federal – 25.02.2019 – Adaptado pelo Guia Trabalhista.

Comente aqui

%d blogueiros gostam disto: