• Email: lobs@lobscontabil.com
  • Contato: (81) 9 9745-1303

eSocial: Eventos de folha liberados

eSocial: Eventos de folha liberados

As empresas do grupo 3 do eSocial (MEI, Empresas do Simples Nacional, Entidades sem Fins Lucrativos e as pessoas físicas – com exceção de empregados domésticos) entrarão na fase 3 do cronograma de implantação no dia 10 de maio.

eSocial: Eventos de folha liberados
Imagem: Divulgação

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal que engloba todos os dados do trabalhador. Isso significa que todas as informações laborais, a saber: 

  • Obrigações trabalhistas;
  • INSS;
  • FGTS;
  • Auxílio-doença dentre outros são unificados. 

Nessa etapa, as empresas do grupo três, que já entregaram as obrigações das fases 1 e 2, precisam enviar os eventos periódicos ligados às folhas de pagamento – as informações sobre a remuneração dos trabalhadores que estiveram a serviço do empregador durante a competência.

Para essas empresas entrarem nessa etapa do eSocial, é preciso que a primeira e segunda etapa tenham sido cumpridas. Caso não estejam regulares, poderá ocorrer autuação da Receita Federal.

Atenção ao prazo do eSocial

As empresas que não efetuarem a entrega dentro do prazo poderão ser multadas e autuadas pela Receita Federal. Então, o ideal é já se preparar a partir do início do prazo, 10 de maio (lembrando que as informações englobam os fatos geradores ocorridos desde 1º de maio), e não deixar para fazer a entrega dos eventos perto da data limite, no dia 15 de junho.

Conhecimento na área

Para o envio dos eventos periódicos com assertividade é necessário que já tenha sido realizada a correlação entre a tabela das rubricas da empresa com a tabela 3 do eSocial, para tanto é preciso ter conhecimento tanto da legislação como do sistema.

Caso tenha dúvidas, o ideal é consultar um contador. 

Análise dos dados antes de enviar

Antes de realizar o envio dos eventos de folha de pagamento no eSocial é indispensável conferir os valores, as incidências a fim de evitar erros e retrabalhos.

A folha de pagamento no eSocial é um conjunto de informações que reúne a remuneração do colaborador durante determinada competência. 

Com informações de Jornal Contábil

Comente aqui

https://t.me/lobscontabil
%d blogueiros gostam disto: