A Receita Federal disponibilizou uma nova série de videoaulas sobre o eSocial, a DCTFWeb e a EFD-Reinf. Estes vídeos têm o objetivo de apresentar aos contribuintes as principais ocorrências e os principais erros observados. Contudo, a análise é feita pelas equipes de desenvolvimento do eSocial, da EFD-Reinf e DCTFWeb.
Sobre os módulos
eSocial
Trata-se de uma mudança relevante no relacionamento do Poder Público e os contribuintes; pessoas físicas ou jurídica. Esta plataforma funciona como uma espécie de fiscal que nunca dorme. Em decorrência da falta de efetivo para fiscalizar, o eSocial supre essa carência. Como resultado, a fiscalização passou a ser por meio eletrônico, onde a plataforma substitui o humano.
DCTFWeb
A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é uma dos módulos que integram o SPED. É uma obrigação acessória que veio substituir o Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP). Como resultado, de acordo com o calendário, essas obrigações serão suprimidas.
EFD-Reinf
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-
O intuito destas videoaulas visa esclarecer dúvidas dos contribuintes. Dessa forma, foram publicadas sete (7) videoaulas, em que são apresentados conteúdos de forma detalhada e didática. Como resultado, as ocorrências registradas são corrigidas. Como resultado, os novos obrigados passam a poder revisar suas informações e adotar os procedimentos corretos.
Títulos das videoaulas:
1 – Sistema de Folha de Pagamento
2 – Dados do Empregador
3 – Tabelas do Empregador
4 – Remuneração – Totalização e Cálculo das Contribuições dos Segurados
5 – Tratamento de Suspensão – Processo Judicial
6 – DCTFWeb – Confissão, pagamento e compensação
7 – DCTFWeb – Confissão, pagamento e compensação
Fonte: Receita Federal