Ambiente de testes para eventos do eSocial SST é liberado pelo governo

Ambiente de testes para eventos do eSocial SST é liberado pelo governo

Ambiente de testes para eventos do eSocial SST é liberado pelo governo

Em janeiro deste ano o eSocial previa a liberação do ambiente de testes para os eventos de SST. Esta previsão iria acontecer em 18/03/19, fato este que se cumpriu, e o ambiente está desde então disponível. Toda empresa com SESMT próprio ou prestador de serviço em SST poderá realizar os testes a partir de agora. Todavia, é importante se preparar para quando chegar a obrigatoriedade do envio estarem preparados para atender as demandas do governo. O atendimento ao eSocial em SST é imprescindível para que as empresas sigam no mercado e consigam expandir seus negócios. (Diego Adiers, CEO do Software SGG).

Insegurança da liberação de testes para SST no eSocial

Havia certa apreensão por parte de profissionais da área de que se isso iria realmente acontecer. Sobretudo pelo fato de já ter sido adiado anteriormente. Dessa vez a previsão se realizou e o ambiente de produção restrita (testes) foi liberado. Como resultado, os eventos do grupo de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) está disponível.

Essa confirmação é muito importante para a área de SST, pois reforça o atual cronograma do eSocial. Por conseguinte, ocorre a diminuição das chances de novo adiamento. Muitas empresas estão reclamando da liberação acontecer poucos meses antes da entrada em produção das empresas do Grupo 1. [veja aqui o cronograma completo].

Apesar de haver certa razão no argumento, o eSocial já é de conhecimento de longa data. Sobretudo após vários adiamentos para a área de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST). A liberação de um layout definitivo para a área foi postergada. Consequência das constantes mudanças e indefinições com relação aos eventos e seus respectivos campos. Fato esse que pode ser facilmente constatado pela sequência de NDE’s (Notas de Documentação Evolutiva) e recentemente pela Nota Técnica 11/2019 disponibilizada dia 01/03 com 18 dias da liberação do ambiente de testes.

O SST e as empresas

Agora que já é possível realizar testes de envio das informações de SST muitas empresas que ainda não se prepararam irão correr atrás do tempo perdido para se atualizarem (conhecimento técnico) e também na busca de soluções tecnológicas (software). O faseamento previsto, de certa forma, permitirá esse preparo gradual dos prestadores de serviço, apesar do curto espaço de tempo disponível. Entretanto, há aqueles que já vem se preparando e certamente sairão na frente nessa corrida pela consolidação das empresas de SST no mercado nacional.

A liberação do ambiente de testes é um marco que sinaliza positivamente para a área de Saúde e Segurança do Trabalho, pois certamente crescerá em importância e valorização com a entrada dessas obrigações. As empresas que nada ou pouco fazem em SST terão de fazer, pois a fiscalização do governo será muito facilitada. Isso abre um caminho enorme para os prestadores de serviço, mas também irá se exigir muito mais deles. Empresas preparadas (com um bom sistema) e com bons profissionais técnicos certamente irão prosperar.

Para saber mais sobre como gerar a informação para o eSocial e como irá funcionar a transmissão desses arquivos para o ambiente de testes do governo conheça o Software SGG, Gestão de Medicina e Segurança do Trabalho que atende o eSocial, e que já está rodando os testes no ambiente diretamente da plataforma.

 

Website: https://sgg.net.br/

 

Fonte: Portal Segs

Comente aqui

%d blogueiros gostam disto: