Provocada pela FENACON sobre o tema, a Receita Federal se comprometeu a aumentar o prazo de envio do eSocial.
A Fenacon questionou à RFB a possível prorrogação do envio dos dados dos trabalhadores ao eSocial. A lentidão enfrentada pelos escritórios contábeis e empresários já havia sido apontada. Diante do exposto, o presidente, Sérgio Approbato Machado Junior, sugeriu seu adiamento.
A exigência atual é dos dados serem enviados até o dia 7 do mês subsequente. Entretanto, o presidente da Fenacon defendeu que as informações possam ser enviadas até o dia 20 do mês subsequente.
“Inúmeras empresas enfrentam problemas na hora de encaminhar informações à plataforma do eSocial resultando em custos e incertezas quanto ao funcionamento do sistema. Com essa possibilidade de entregar a folha em um prazo mais elástico, esse incômodo será atenuado”, destaca.
A Receita Federal se comprometeu a aumentar o prazo para envio do fechamento da folha de pagamento, o que pode amenizar essa questão. Todavia, na última semana a Fenacon entregou uma lista de sugestões e propostas para a Receita Federal com o objetivo de aprimorar a plataforma do eSocial.
Mas a intenção da Fenacon é contribuir com o poder público, apresentando as dificuldades recorrentes que as empresas vêm enfrentando.
Fonte: Fenacon