Dicas para informar dados ao eSocial via certificado digital para a migração de empresas optantes pelo Simples Nacional. Esta migração de dados começa este mês.
Começa este mês o processo de migração das empresas optantes pelo Simples Nacional. Essa ação faz parte da adesão gradativa ao Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Portanto, o eSocial concentrará em uma única plataforma dados fornecidos pelas companhias. Lucas Vieira, gerente de produtos da SOLUTI, alerta que esta é a fase de maior adesão.
“No total já são quase 12 milhões de empresas optantes e que serão inseridas no cenário do eSocial em abril. Este é o mês da entrega das declarações de Imposto de Renda. Por conseguinte, poderá haver uma sobrecarga dos sistemas da Receita Federal, explica.
“É importante acelerar as entregas (IR) e cadastros (1º fase eSocial) ainda nas primeiras duas semanas do mês de abril. Dessa forma, evitamos multas e perda de tempo com ajustes no relacionamento com o Fisco”
Tire Certificado Digital de Pessoa Física e Jurídica
Tire o Certificado Digital para a Pessoa Jurídica e Física. Recomenda-se que faça a aquisição simultaneamente ao envio da declaração do IR. Dessa forma, facilita a vida do contribuinte uma vez que a declaração preenchida anteriormente já se encontra na Receita Federal.
Confira as informações
Confira todos os dados antes de enviar. Quaisquer informações lançadas no sistema da folha de pagamento deverão ser direcionadas para o portal do eSocial. Caso alguma esteja incompleta, o sistema impede a continuidade no envio das informações, gerando um histórico de pendências.
Fonte: Jornal Destak