Ferramenta Proteção do CPF vai trazer mais segurança para os cidadãos brasileiros. Programa deve trazer mais segurança para os dados dos brasileiros. Expectativa é de que pelo menos 155 milhões de brasileiros sejam atendidos gratuitamente.
A Receita Federal lançou mais uma ferramenta de segurança para a população, a Proteção do CPF. O recurso vai impedir que os cidadãos tenham o número do documento usado de forma indevida. O sistema foi criado para ser usado de forma intuitiva, ou seja, sem grandes dificuldades.
O que é a Proteção do CPF?
A ferramenta gratuita vai oferecer aos cidadãos a proteção do número do seu CPF de forma que ele não possa ser usado sem autorização do dono.
O sistema é gratuito e está disponível em todo o país.
Com esse sistema ativo CPF não poderá ser incluído em quadro societário de empresas e demais sociedades.
Caso o cidadão deseje participar de uma sociedade deverá desativar a funcionalidade.
A medida também abrange todos os órgãos registradores (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e OAB) e alcança todos os tipos jurídicos.
O recurso pode ser usado por pessoas física, e todos os tipos de pessoa jurídica, incluindo o Microempreendedor Individual – MEI e Inova Simples.
Com essa ação a Receita Federal pretende reduzir o número de fraudes aplicadas no país.
Como usar a Proteção do CPF?
A função está disponível para todos os cidadãos através da página oficial da rede Sim.
Ou pelo canal de Serviços Digitais da Receita Federal, disponível clicando aqui. Basta selecionar a opção “Proteger meu CPF” e fazer o login com sua conta GOV.BR
Para o login é necessário ter conta gov.br, para ter ainda mais segurança aumente o nível da sua conta.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a emissão do CPF digital já está disponível.
Fonte: FDR