Auxílio emergencial para pequenas empresas

Auxílio emergencial para pequenas empresas

Está marcada a discussão do auxílio emergencial a microempreendedores individuais (MEI), além de micros e pequenas empresas. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços realizará uma audiência pública no próximo dia 23 para discutir o pagamento do auxílio emergencial aos  O debate será no plenário das 5, às 10 horas.

Auxílio emergencial para pequenas empresas
Imagem: Divulgação

A audiência atende a requerimentos dos deputados Helder Salomão (PT-ES), Zé Neto (PT-BA) e Alexis Fonteyne (Novo-SP).

O deputado Helder Salomão lembra que a renda emergencial vigente durante parte do ano de 2020 contribuiu não só para a subsistência da população mais pobre, como para a sobrevivência de inúmeras micro e pequenas empresas, que somente permaneceram em funcionamento graças a este auxílio.

Foram convidados para o debate:

– o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jonas Donizette;

– o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni;

– o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles;

– o presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), Leonardo Pinho;

– a presidente e coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli;

– o professor Paulo Feldmann, da Universidade de São Paulo (USP); e

– a empresária do ramo de gastronomia Tita Dias.

O setor de bares e restaurantes assim como o de turismo são uns dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus em função da queda de faturamento, imposta pela mudança de comportamento em razão do COVID-19. Estes setores ainda aguardam uma posição do governo federal e do ministério da economia para conseguir superar essa crise.

Para ajudar esse grupo de empreendedores, o governo federal estuda criar um Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) direcionado para essa categoria.

Com o apoio do Sebrae, o Ministério da Economia estuda a viabilidade dessa linha de crédito subsidiada para os pequenos negócios que atuam nessas atividades.

Comente aqui

https://t.me/lobscontabil
%d blogueiros gostam disto: