Recife sedia o Ocupa Política, encontro nacional de ativistas

Recife sedia o Ocupa Política, encontro nacional de ativistas

Imagem: Folha PE/Reprodução

Parlamentares e ativistas nacionais e internacionais estarão no Recife para participar do 3º Encontro Nacional Ocupa Política, que, de 29 de agosto a 01 de setembro, vai debater, de forma inspiradora e engajada, a política e a participação popular nos espaços institucionais de poder, a partir do tema: Pra todo mundo viver bem! Mais de 500 pessoas já estão inscritas no evento, que pela primeira vez será realizado no Nordeste, depois de ter passado por Minas Gerais e São Paulo. No Recife, o Ocupa será realizado em diversos pontos da cidade, com o objetivo de ressignificar a política, estimular lideranças locais a renovar as candidaturas nas próximas eleições.

A realização local é do coletivo Agora é Com a Gente, dos mandatos das Juntas CoDeputadas e do vereador Ivan Moraes, em parceria com diversos coletivos e organizações da sociedade civil. Conquista inegociável para os ativistas e o Ocupa, a defesa e promoção dos Direitos Humanos serão pactuados, ao final do encontro, na Carta do Recife.

O encontro pretende mostrar que a política é importante, interessante e necessária. O evento começa com um aquecimento do debate, nos dias 24, 25, 27 e 28 de agosto em Igarassu e no Recife (Alto Santa Terezinha, Água Fria e Ibura). Para os três dias principais, nomes do ativismo como Constanza Schon, da Frente Ampla do Chile;
Marcelo Expósito, ativista político espanhol; Jocasta Zarripa, deputada norte americana; Alberto de Belaunde, deputado do Peru, já estão confirmados. Do Brasil, participarão 16 mandatos eleitos de diversos partidos do campo
progressista, que serão recebidos por ativistas e parlamentares locais para uma agenda intensa composta por debates, seminários, feiras, oficinas autogestionadas, ações culturais e performances. Entre os nomes nacionais estão Áurea Carolina, Mônica Francisco, Bancada Ativista e Bella Gonçalves.

HISTÓRICO

O movimento Ocupa Política nasce em 2017, numa ocupação em um prédio no centro de Belo Horizonte (MG), como confluência e proposta de alternativa à política vigente, a partir de ativistas e mandatos eleitos em 2016, como as Muitas e a experiência da Gabinetona na Câmara de BH, Marielle Franco no Rio, Talíria Petrone em Niterói, Sâmia Bonfim em São Paulo, Fernanda Melchionna em Porto Alegre, Marquito em Florianópolis e, no Recife, Ivan Moraes.

Em 2018 o encontrou foi para São Paulo e foi responsável pelo lançamento de mais de 50 candidaturas, que estiveram reunidas para um potente espaço de compartilhamento de aprendizados, conhecimentos e forças. Agora o Ocupa se desloca para o Nordeste, sendo Recife a cidade escolhida por sua força de renovação política, especialmente nos últimos anos.

Confira a programação aqui.

Fonte: Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.