O evento de lançamento da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, foi nesta quinta-feira (1º/2) pelo canal da Receita Federal no Youtube.
Receita Federal lança a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, com o objetivo de promover economia de custos com a simplificação e digitalização. O projeto foi desenvolvido pela RFB em parceria com instituições como o Serpro, Sebrae, Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex/ME), entre outras.
O que a Receita Federal, em parceria com o Sebrae, criou foi um projeto que, ao padronizar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já vem com um portfólio de produtos de softwares para ajudar os municípios sem recursos a digitalizar seus serviços. Após a adesão, o município passa a ter acesso à Plataforma de Administração Tributária Digital. Como o regime tributário é de competência de cada cidade, o sistema disponibilizado pela Receita Federal permite que o município parametrize o modelo. Basta entrar no sistema e informar qual a alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) que deve ser cobrada, por exemplo, e as situações de isenção que estejam sendo praticadas.
Integram a rede da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica os municípios que aderem ao convênio nacional. Atualmente, 15 capitais e muitos municípios já aderiram, o que representa 48% do total das notas fiscais de serviços emitidas no país.
O evento de lançamento ocorrerá nesta quinta-feira (1º/12), às 15h00, pelo canal da Receita Federal no Youtube, com a participação de várias instituições que contribuíram para a criação do serviço.
Com informações de Jota Info