Por que eu preciso de um contador?

O contador é um profissional imprescindível para alavancar o sucesso do seu empreendimento.

Por que eu preciso de um contador?

Imagem: Divulgação

Avaliar e resolver questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma de pessoa física ou jurídica é responsabilidade de um contador. Em síntese, o contador é responsável pela saúde financeira de uma organização, seja ela pública, privada, com ou sem fins lucrativos. Esse profissional não pode e não deve ser visto como um custo adicional ou desnecessário para as empresas.

Uma das principais razões para procurar o serviço de um contador é para evitar erros e descobrir se a gestão da sua empresa está no caminho certo, tanto com relação à burocracia quanto para melhorar o aspecto financeiro.

É esse profissional quem vai cuidar das obrigações de sua empresa, de maneira rápida e descomplicada, apontando soluções para o crescimento do seu negócio. Além de ter um papel importante para quem está iniciando a alavancar seu negócio, uma vez que os processos financeiros e contábeis são novidades para o empreendedor recém formalizado.

As atribuições do contador ficam gradualmente distante daquele papel que domina o imaginário popular no meio empresarial: o do burocrata, gerador de guias, responsável pela parte chata do negócio.

Entre as atividades nas quais o apoio técnico de um contabilista é fundamental estão:

  • Abertura e encerramento de empresas
  • Escrituração fiscal
  • Planejamento tributário
  • Balanços, fluxos de caixas, controle de orçamentos
  • Declaração de imposto de renda
  • Assessoria financeira

Diferença entre valor e preço

O valor que um escritório de contabilidade irá agregar ao seu negócio pode ser decisivo não só para viabilizar oportunidades de crescimento como para a própria sobrevivência da sua empresa, principalmente, neste momento de instabilidade econômica em meio ao transcorrer da pandemia provocada pelo Coronavírus e, ainda, às vésperas das eleições para presidente.

Embora a legislação brasileira não obriga o empresário ter um contador em sua equipe ou contratar um escritório de contabilidade, o contador pode auxiliar em muito na organização da empresa e na diminuição dos riscos. Nessa relação, confiança é tudo.

A fim de contratar um bom profissional para confiar o financeiro de sua empresa é importante se atentar se ele tem o registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Parceria de Sucesso

A parceria com um contador evidenciará a diferença entre valor e preço. Você, empresário, comprovará a importância de contar com um especialista em contabilidade à medida que descobrirá respostas para questões como:

  • Quanto vale a organização financeira proporcionada a partir de um conhecimento técnico?
  • Qual o preço do planejamento tributário que resultará em economia?
  • E da projeção do fluxo de caixa que pode possibilitar reinvestir no negócio?

Os serviços de um contador proporcionarão soluções em um mercado de trabalho cada dia mais acirrado, contribuindo em detalhes que podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa.

Por Luís Ricardo Baruffi no Portal Contábeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.