Uma boa gestão das finanças empresariais é o primeiro passo para garantir a longevidade e a saúde do negócio. Entretanto, lidar com números de forma analítica nem sempre é uma tarefa simples, visto que o cotidiano de um empreendedor é repleto de desafios.
Assim, muitas vezes é comum deixar essa parte de lado enquanto foca a atenção em outros pontos da empresa, como a contabilidade, a gestão tributária e o departamento de recursos humanos.
No entanto, perder o controle financeiro pode trazer impactos negativos irreversíveis.
Analise bem seus números
Lidar bem com as finanças significa ser “amigo dos números”. Um bom gestor não pode ter medo de analisá-los da forma mais crítica e analítica possível.
Desta forma, é imprescindível ter os números do seu negócio na ponta da língua.
Para cuidar bem das finanças empresariais é preciso conhecer muito bem a atual situação do negócio e conhecer os principais riscos e oportunidades para o futuro do empreendimento.
Seja organizado(a)
Além da boa análise dos números, ser organizado também é fundamental. Por isso, busque ter um controle bem estruturado sobre os processos e os fluxos da sua empresa.
Em termos de organizações, você pode arquivar materiais, hierarquizar as informações mais importantes e fazer planejamentos mais assertivos.
Caso você seja um pequeno ou médio empreendedor, o primeiro passo neste ponto é separar suas contas da sua empresa das de pessoa física.
Tenha uma para fins pessoais e outra para fins corporativos. Evite ao máximo misturar as duas.
Acompanhe as movimentações financeiras
Uma boa gestão financeira é um trabalho constante e de longo prazo. Isso significa que você não vai analisar os números apenas algumas vezes e tudo ficará bem.
É preciso ter um trabalho frequente de avaliação. Como dissemos na primeira dica, os números precisam ser seus amigos.
Enquanto gestor financeiro, é preciso acompanhar sempre:
- o fluxo de caixa do negócio;
- o controle dos gastos;
- o faturamento;
- as eventuais dívidas.
Ou seja: todos os números do negócio relacionados ao dinheiro são importantes e não podem ser ignorados.
Pense no longo prazo
O planejamento estratégico é de grande valia para o desenvolvimento de uma empresa. No entanto, para que ele funcione, é preciso ter responsabilidade com as finanças.