O grande destaque da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, tem sido a jovem ambientalista Greta Thunberg, de 16 anos, mas foi uma brasileira a primeira a falar na abertura do evento de hoje. Paloma Costa, 27 anos, é aluna da Universidade de Brasília e foi convidada pelo secretário-geral da ONU Antonio Guterrez a participar da bancada de jovens.
“A resposta que temos visto [para as queimadas na Amazônia] não é suficiente”, discursou Paloma, que veio a Nova York por sua ligação com três diferentes organizações: a ONG Engajamundo, o projeto Ciclimáticos e o Instituto Socioambiental.
Ela disse que o país falhou em ouvir as populações indígenas e também os jovens, que têm mudado seus hábitos a favor do meio ambiente. “Mas vocês não estão nos seguindo”, acrescentou. “Não precisamos de oração, precisamos de ação”, enfatizou a brasileira, no que foi aplaudida pela plateia formada por chefes de Estado, representantes de empresas e da sociedade civil.
Logo depois de Paloma, foi a vez de Greta cobrar ações dos líderes: “Minha mensagem é: Nós estaremos de olho em vocês”. A jovem fez um apelo para que os cientistas sejam ouvidos, e comentou que não deveria estar lá, e sim na escola, do outro lado do oceano.
“Vocês roubaram meus sonhos, e minha infância com suas palavras vazias e eu ainda sou uma das privilegiadas. Pessoas estão sofrendo, pessoas estão morrendo, ecossistemas inteiros estão em colapso, estamos no começo de uma extinção em massa e tudo o que vocês têm a falar é sobre dinheiro, e contos de fada sobre crescimento econômico eterno? Como vocês ousam?”, emocionou-se.
O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles esteve na abertura do evento, mas o Brasil não foi convidado a discursar.
Segundo Guterrez, foram incluídas apresentações apenas aos países que apresentaram propostas concretas recentemente. Logo depois, o ministro voltou a cumprir sua agenda de entrevistas com meios de comunicação internacionais, algo que tem feito desde que chegou a Nova York, na última quinta-feira.
Fonte: Portal Uol