Conta bancária com mais de R$ 140 deve ser declarada no Imposto de Renda 2019. Apesar da determinação, especialista orienta que todas as contas sejam declaradas para compor a evolução patrimonial do contribuinte.
O imposto de renda
O Imposto de Renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago de acordo com os rendimentos declarados, de forma que os cidadãos com renda maior pagam mais impostos, enquanto aqueles com renda menor pagam menos.
Os contribuintes não isentos ao Imposto de Renda neste ano precisam declarar todas as contas bancárias registradas em seu nome. Sobretudo aquelas contas que contenham saldo superior a R$ 140. A determinação do Fisco é válida para contas corrente, poupança e de investimentos. As contas bancárias devem ser listadas na ficha de “bens e direitos”. Todavia, na declaração, o CNPJ da instituição financeira responsável pelo montante deve ser atribuído.
Nos campos “Situação em 31/12/2017” e “Situação em 31/12/2018” é necessário informar a situação da conta. Entretanto, os valores podem ser obtidos a partir da consulta dos informes de rendimentos disponibilizados pelas instituições financeiras.
Apesar da obrigatoriedade, o coordenador de impostos IOB, da Sage Brasil, Valdir Amorim, orienta que todas as contas bancárias e bens sejam listados na declaração.”Embora a legislação dispense alguns tipos de informação, é recomendado que elas sejam declaradas para compor a evolução patrimonial do contribuinte”, explica Amorim.
Fonte: Portal R7